Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de maio de 2010

CADEIRANTES – ESSES EXTRAORDINÁRIOS SERES HUMANOS

Após 4 meses de estudos, a partir de novembro de 2008, quando começamos a conhecer a trágica realidade dos acidentes de trânsito no mundo, que mata, anualmente, 1 milhão e 300 mil pessoas, número só superado pelas mortes de doença do coração e de câncer; no Brasil, com 62 mil mortos e no Estado do Rio de Janeiro com 2.500 vitimas fatais, ao começarmos a escrever o então “Projeto Operação Lei Seca – Nunca Dirija Depois de Beber”, hoje um programa de governo, decorrente de uma política pública, de caráter permanente, com ações todos os dias da semana, que irão até o último dia da atual gestão governamental, com o único objetivo de preservar a vida humana, definidos os 2 focos: fiscalização e conscientização, ficamos pensando quem poderia melhor fazer essa conscientização.

Eureca! Por que não os cadeirantes que são os exemplos vivos da violência no trânsito? Ninguém melhor do que eles para falar com as pessoas sobre os seus casos, disse um dos presentes à reunião.

Contatada a ANDEF – Associação Niteroiense de Deficientes Físicos, prontamente colocou-se à disposição para disponibilizar 30 cadeirantes, estes vítimas de trânsito, porque beberam e depois foram dirigir ou vitimados por alguém que bebeu e posteriormente foi dirigir.

Deflagrada a Operação Lei Seca, em 19 de março de 2009, os cadeirantes começaram a fazer a conscientização nos bares, restaurantes, boates e casas de shows de forma voluntária.

Ao cabo de um mês de atuação de forma excepcional, a atual gestão governamental resolveu fazer uma inclusão social, nomeando-os retroativamente a 19 de março, o que fez com que os 30 cadeirantes levantassem as suas auto-estimas como cidadãos que podem verdadeiramente produzir, em muitas oportunidades com muito mais sensibilidade do que cada um de nós que não tivemos o infortúnio que eles tiveram.

Ao longo de um ano, convivendo com cada um deles diariamente, com 64 anos de idade, pude reaprender a viver. Eles são exemplos de vida, de perseverança, de felicidade, mesmo que mutilados, atributos demonstrados não só nos locais de lazer acima mencionados, mas também quando me acompanham em minhas palestras sobre a Operação Lei Seca, dando os seus depoimentos, verdadeiros, que a todos emocionam.

Se, dos 196.920 condutores de veículos que fizeram o teste do etilômetro de 19 de março de 2009 até 04 de maio de 2010, 98% foram liberados porque não tinham nenhum grau de alcoolemia e apenas 2% foram infracionados por tal razão; se a recusa de teste caiu de 10 a 12% no início das operações para menos de 6%; se tivemos 97% de aprovação da população do Rio de Janeiro, sem demérito para os demais integrantes da Operação Lei Seca, devemos muito ao trabalho de conscientização realizado por esses extraordinários seres humanos.