Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO PARTICIPA DA XII CONFERÊNCIA DAS CIDADES PARA DISCUTIR A ERRADICAÇÃO DOS LIXÕES

O deputado Dr. Carlos Alberto participou no dia 29 de novembro, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, da XII Conferência das Cidades, cujo tema principal foi a erradicação dos lixões até 2014 das cidades do nosso País.
Para o deputado, ainda que 58% do total do lixo produzido no Brasil, em torno de 60 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, tenha a destinação correta; que nas principais cidades a coleta possa chegar a 98% desse volume total, muito há ainda que se fazer para erradicar os 4.216 lixões existentes em nosso País, sem qualquer tratamento, com graves conseqüências para a saúde da população, sobretudo nos municípios mais pobres, que não tem condições de arcar com os custos de construção de um aterro sanitário que gira em torno de R$ 4 a 5 milhões.
O deputado ressalta que a solução é o cumprimento da Lei Federal n. 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que dispõe que todas as prefeituras terão de contar com planos de gestão de resíduos até agosto de 2012, sem o que não conseguirão aporte de recursos do Ministério das Cidades para financiamento de consórcios entre os municípios, cujo valor estimado é da ordem de R$ 9,6 bilhões.