Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dr. Carlos Alberto visita Federação Nacional dos Corretores de Seguros para tratar de pesquisa nacional sobre acidentes de trânsito


Em entrevista para o Programa Conexão, da TV Câmara, líder do PMN confirma trabalho conjunto como forma de dar consistência a políticas públicas mais eficazes
A agenda do final de semana do líder do PMN, deputado Dr. Carlos Alberto (RJ), no Estado do Rio de Janeiro, vai incluir, já na sexta-feira, 5, visita à Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), na capital fluminense, para dar início à formatação de uma pesquisa nacional com relação aos acidentes de trânsito. Em entrevista para o Programa Conexão, da TV Câmara, líder do PMN confirma trabalho conjunto “como forma de dar consistência a políticas públicas mais eficazes”.
“A intenção deste trabalho conjunto com a Fenacor é dar solidez e confiabi­lidade aos dados estatísticos sobre o verdadeiro número de mortes, feridos e lesionados em acidentes de trânsito no Brasil”, afirmou Dr. Carlos Alberto, explicando que o País não tem, institucionalmente, uma pesquisa oficial sobre o assunto. “Os ministérios da Saúde, da Justiça, do Trabalho divergem quando divulgam dados estatísticos falando sobre número de acidentes nas estradas e isso inviabiliza qualquer tentativa de formular políticas públicas que atuem na diminuição desse grave problema”.
Como exemplo de políticas públicas bem-sucedidas, “que muito bem poderiam ser criadas a partir de dados confiáveis sobre a realidade das estradas brasileiras e das vias públicas dos grandes centros urbanos, o deputado Dr. Carlos Alberto cita a Operação Lei Seca que, neste ano está completando quatro anos com milhares de vidas salvas e sendo uma referência para 15 Estados que já começam a implementar o modelo em suas capitais.
Além do impacto da Operação Lei Seca na redução substancial no número de acidentes e de mortes no trânsito, Dr. Carlos Alberto também destacou a redução, no caso do Rio de Janeiro, da ordem de 37% no preço dos seguros de veículos automotores. “Além de salvar milhares de vidas, a Operação Lei Seca também tem contribuído sobremaneira para a redução no preço do seguro dos carros, que é, sabidamente, um fator de peso no orçamento das famílias cariocas e brasileiras”.
Benné Mendonça
Assessor de Imprensa
Liderança do PMN