Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO APRESENTA PROJETO DE LEI Nº 6.389/2013, QUE INSTITUI O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE ATLETAS DE BASE – PRONAFOR

Com o objetivo de tirar os jovens das ruas, da criminalidade e da violência, o deputado Dr. Carlos Alberto apresentou à Mesa da Câmara dos Deputados, no dia 19 de setembro de 2013, o PRONAFOR – Programa Nacional de Formação de Atletas de Base, objeto do Projeto de Lei  6.389/2013, cuja íntegra poderá ser vista no site da Câmara.
 
Mencionado projeto institui em seu Art. 7º o “Vale-Desportista”, que compreende o transporte público gratuito do praticante regular do desporto na condição de atleta amador, bem como o fornecimento de alimentação.
 
“Hoje, só no Rio de Janeiro, temos 1 milhão e meio de jovens sem nenhuma ocupação, sem nenhuma expectativa de vida. São eles que passam a ser recrutados pelas milícias e pelo tráfico, para, depois de cooptados, como consumidores de drogas, formarem o exército de milicianos e traficantes.
 
O esporte, na minha visão, é uma das soluções para esses jovens, muitos dos quais tem aptidões esportivas, mas que não as seguem porque não tem dinheiro para o transporte e para a alimentação para os centros de treinamentos. Eu mesmo, que jogava futebol, tendo aptidões, não fui em frente porque, menino pobre, não tinha recursos para tal.
 
No momento em que estamos para sediar 3 importantes eventos mundiais, como a Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas, em 2016, nada mais importante do que descobrir novos valores no esporte.
 
O projeto em questão, além do aspecto de formação de atletas das categorias de base, prevê importantes ações de cunho social, tais como: retirada dos jovens da criminalidade e da violência; oportunização da busca de uma formação profissional; inserção no aspecto social; oferecimento de oportunidades aos deficientes físicos; aos jovens usuários de drogas; aos jovens em conflito com a lei (menores infratores)”,justifica o deputado.