Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ALERTA GERAL SOBRE A MINI-REFORMA ELEITORAL

Meus caros amigos,

Não sei se é do vosso conhecimento, na semana passada, foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6.397 – C de 2013, do Senado Federal, com emendas apostas na Câmara dos Deputados, que trata da “Mini-Reforma Eleitoral”, sob o pretexto de diminuir os custos de campanha, com a intenção de que valha já para as eleições de 2014, ferindo o princípio da anualidade.

Uma vergonha. Projeto oportunístico que, se aprovado no seu retorno ao Senado, só beneficiará os partidos grandes, porque: proibe o uso de placas nas residências, só permitindo o uso de plaquinhas de 50x40 cm, ininteligíveis; proibe placas em cavaletes nas ruas; proibe o uso de bandeiras; proibe plásticos nos carros; permite o pagamento de cabos eleitorais; não limita o teto para gastos de campanha; facilita a troca de partidos pelos candidatos, entres tantas outras mazelas eleitorais.

Por que não fizeram a Reforma Política como um todo, onde se inseriria a Reforma Eleitoral?

Porque, os grandes partidos, querem manter o atual “status quo”; porque tem horário de TV gratuito com tempos generosos e os partidos pequenos e seus candidatos não tem (quando tem são alguns segundos); porque poderão gastar dinheiro a rodo com as “bocas de urna” da vida; porque sabem que afastando as novas lideranças que estão surgindo, que não tem a oportunidade de entrar nos grandes partidos, podem surfar à vontade nas mutretas eleitorais; porque sabem que a sociedade brasileira está farta de suas enganações.

Pergunta-se: como as novas candidaturas e os candidatos dos pequenos partidos poderão se apresentar, se fazer conhecer?

Em razão das insatisfações da população brasileira, manifestadas em todo o Brasil, no mês de junho próximo passado, as próximas eleições deverão ser atípicas, porque o povo está cheio desses políticos que só prometem e nada fazem.

Assim é que, acredito, a população só deverá votar naqueles candidatos que estão no Congresso Nacional que realmente trabalham e defendem as necessidades, as carências e os anseios do povo brasileiro e/ou nas novas candidaturas que surgirão.

Para tanto, a população precisa saber o dia a dia dos deputados e senadores; quais as suas propostas; quais os seus posicionamentos; como votam, quais as suas posturas diante dos problemas brasileiros; o que pensam; como agem; se trocam de partido como quem troca de camisa, como recentemente.

Diante dessa covardia da “Mini-Reforma Eleitoral”, peço aos meus amigos que acompanham o meu trabalho, que divulguem, desde já, o meu facebook e o meu blog, instrumentos que utilizo como uma prestação de contas a todos aqueles que me confiaram 42.808 votos, em uma primeira eleição, e a outros que desejem mudanças em nosso país, pedindo aos seus amigos que façam o mesmo, numa CORRENTE DA CIDADANIA.

A internet é um instrumento poderoso que poderá enfrentar aqueles se acham insuperáveis, donos do Brasil. Prova disso o poder de mobilização da população brasileira, demonstrado nas manifestações de junho, que anseia por MUDAR.

Sem querer ser melhor do que ninguém, tenho lutado muito na Câmara dos Deputados, para MUDAR uma série de questões: término do 14º e 15º salários; corrupção como crime hediondo; voto aberto em todas as votações, sem exceção; reforma política; reforma tributária; reforma previdenciária; reforma penitenciária; reforma ministerial e administrativa, com a diminuição drástica do número de ministérios; pacto federativo, que promova uma distribuição justa do bolo tributário nacional, para tirar os municípios (onde vivem os cidadãos) e estados da falência e o governo federal não ficar com quase 70% dessa receita; reformas da educação, da saúde e da segurança, esta sim, que deveria ter um ministério para, com recursos próprios, dotar o país de um novo modelo de segurança, condição primeira para o desenvolvimento nacional (ninguém investe onde não há segurança).

Não é conversa jogada fora, não. Basta entrar no meu blog/face para constatar todas essas e outras posições que tomei ao longo de apenas 2 anos e meio, contrariando os interesses de muitos no parlamento nacional.


Nessa chicana política, que privilegia os endinheirados que compram votos, não basta que os meus amigos saibam o que estou fazendo. Para concorrer com os poderosos, é preciso que os amigos dos meus amigos também tomem conhecimento do trabalho que estou fazendo, assentado em 3 premissas: TRABALHO, SERIEDADE e TRANSPARÊNCIA.

Entendo que não devemos buscar essa apresentação do meu trabalho às vésperas do pleito eleitoral, porque poderá parecer oportunismo político, com as famosas promessas de campanha, quando os profissionais da política inventam, dizendo que fizeram isto e aquilo, quando não fizeram nada.

Para discernir, a população precisa acompanhar o dia a dia dos parlamentares e não votar em cima do que dizem os candidatos na ultima hora, na maioria das vezes enganando o povo.

Ou fazemos essa constante prestação de contas, ou é preferível não continuar, dando “murro em ponta de faca.” 

Para MUDAR, verdadeiramente, é preciso que nos mobilizemos e o melhor e maior instrumento dos dias modernos é a INTERNET, porque como diz o ditado popular: “uma andorinha só não faz verão.”

De nada adianta reclamarmos, sem PARTICIPAR. Eu era um dos que reclamava e não participava, até que me convenceram a tentar o parlamento. Mudei tudo? Não, mas já ajudei a mudar muita coisa importante. E se puder contar com seu apoio, pretendo continuar lutando para mudar mais.

A hora é agora. Peço sua ajuda para divulgar o meu trabalho junto a sua rede de contatos.