Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

NÃO VOTAR É DEIXAR TUDO COMO ESTÁ – UMA REFLEXÃO

Nas minhas caminhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro, como candidato à reeleição, invariavelmente, tenho ouvido centenas de reclamações contra a política e os políticos.

Centenas de pessoas dizendo que vão anular o voto; votar em branco e milhares que não comparecerão às urnas.

Sincera e honestamente, é constrangedor para quem quer fazer política com seriedade, ter que ouvir que somos todos iguais: ladrões, safados, corruptos e outros adjetivos pejorativos que a boa educação não me permite explicitar.

Esta semana, ao abordar uma jovem de 22 anos – Fernanda – que mora em Nova Iguaçu, tive o desprazer de ouvir dela que, em razão da roubalheira que reina em nosso país, não vai votar: prefere pagar a multa.

Para a reflexão daqueles que acessam o meu blog: http://carlosalbertolopesrj.blogspot.com, peço permissão para lembrar e pedir que divulguem, via internet, os resultados das últimas eleições para presidente da República:

Dilma teve 55.752.529 milhões de votos; Serra – 43.711.388 milhões de votos; votos nulos – 4.689.728 milhões; brancos – 2.452.597 milhões e 29.197.152 milhões de abstenções.

Quase 30 milhões de brasileiros deixaram de ir votar.

Ou seja, o somatório de Dilma e Serra (votos válidos – 55.752.529 + 43.711.388 = 99.463.917) representa em torno de 70% dos 135.803.380 votos que deveriam ser computados (votos válidos + nulos+ brancos + abstenções).

Os votos obtidos pela presidente em exercício representou em torno de 41%.

O que isto significa? Que a mesma não teve a aprovação da maioria para dirigir os destinos da Nação.

Anular o voto; votar em branco e não ir votar é contribuir para que tudo fique como está.

Nesse sentido, peço a sua reflexão, em especial aos jovens e aqueles da terceira idade, que não são mais obrigados a votar, QUE VOTEM; nós podemos fazer a diferença.

Não podemos abrir mão do instrumento de maior valor para a cidadania, talvez o único para extirparmos a endêmica corrupção que assola o nosso país, origem de todos os males que afetam o povo brasileiro.