Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de outubro de 2013

CIDADE DA POLÍCIA – UM CENTRO DE EXCELÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Senhor presidente, senhoras e senhores deputados,

Estive no domingo, 29 de setembro, no bairro do Jacarézinho, no Rio de Janeiro, participando da solenidade de inauguração da Cidade da Polícia, um Centro de Excelência de Investigação Policial, com 10 prédios, 41 metros quadrados, que abrigarão 14 delegacias especializadas de polícia, mais parte do CORE – Coordenadoria e Recursos Especiais, onde atuarão 1.200 policiais civis de forma integrada, que muito contribuirá nas investigações policiais da Polícia Civil do Estado do Rio de janeiro.


Resgate de um compromisso do governador Sérgio Cabral em 2009, quando começaram os primeiros entendimentos entre a Companhia de Cigarros Souza Cruz, então detentora da área, e o governo do Estado para ocupar o espaço de um complexo de 67 mil metros quadrados, que se concretizou.


Investimento da ordem de 170 milhões de reais, dispõe de um “stand” de tiros, com tecnologia importada dos Estados Unidos da América, nos moldes do FBI, que contou com 2 especialistas norte-americanos que vieram orientar a montagem do mesmo. O Complexo de excelência é todo interligado e informatizado, facilitando a integração entre as diversas delegacias especializadas.

Possui ambiente cenográfico para treinamento e simulação de confrontos, com casa de tiros erguida com labirintos e chapas de aço.

Dispõe ainda de esquadrão anti-bombas, canil, heliponto, e estacionamento para 1.200 veículos.

No prédio central, maior do Complexo, com 8,8 mil metros quadrados, funcionarão uma Central de Armamentos e as 14 delegacias especializadas.

Na oportunidade, o governador Sérgio Cabral foi ovacionado ao anunciar estudo para aumento salarial nos cargos de inspetores e agentes, cujos vencimentos são muito abaixo dos delegados; para estes, também, prometeu elevar o teto.

É a percepção governamental de que os investimentos que vem sendo realizados na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, com a instalação das UPPs - Unidades de Policia Pacificadora e tantos outros projetos, como a inauguração da Cidade da Polícia, são de fundamental importância para o processo de desenvolvimento econômico e social do nosso estado, eis que, com o estabelecimento da paz, novos investimentos empresariais serão feitos e outros retornarão, gerando emprego, renda e a decorrente  melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro.  


Parabéns ao governador Sérgio Cabral; ao vice-governador Pezão; ao secretário de segurança José Mariano Beltrame e a chefe de Polícia Civil Martha Rocha, a todos os que contribuíram para essa obra extraordinária, e ao povo do Rio de Janeiro, que terá os resultados de uma polícia judiciária de uma forma mais eficaz.