Total de visualizações de página

sábado, 29 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO APRESENTA PROJETO DE LEI QUE ACABA COM AS FILAS PARA IDOSOS, GESTANTES, DEFICIENTES, EM ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS

O deputado Dr. Carlos Alberto apresentou, no dia 26 de março, o Projeto de Lei n. 7.310/2014, que altera a Lei n. 10.048/2000, que trata do atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, aos portadores de deficiência, os idosos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.


O deputado, assim justificou a sua iniciativa:

"De que adianta termos um pseudo atendimento prioritário para essas pessoas, se esses estabelecimentos, ao formarem filas específicas para as mesmas, as deixam ficar esperando, muitas vezes, por mais tempo do que as outras filas, incompatíveis com as suas condições físicas?

Essas pessoas precisam ser atendidas imediatamente, em quaisquer das filas existentes, tão logo ocorra o término de um atendimento, bastando para tanto que esses estabelecimentos disponham de um servidor/empregado específico para orientá-las."


Aqueles que desejarem acessar o texto do mencionado Projeto de Lei e sua justificativa, basta acessar o site da Câmara dos Deputados clicando neste link.

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO ASSINA CPI DA PETROBRÁS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS


O deputado Dr. Carlos Alberto assinou, na quarta-feira, 25 de março, Requerimento para a instalação da CPI - Comissão de Parlamentar de Inquérito da PETROBRAS.

O deputado assim justificou a sua decisão:

"Em meu blog, escrevi um artigo intitulado 'Nunca antes na história deste país...houve tantos escândalos', no qual aponto vários deles, em especial os que vem ocorrendo na gestão da PETROBRAS.

Naquele artigo, disse que, se não houvessem respostas convincentes, não iria ficar de braços cruzados, porque a PETROBRAS é um patrimônio nacional que não pode ser dilapidado.

Uma empresa que valia, a preços de mercado, em torno de 480 bilhões de dólares e que hoje, em razão desses desmandos, vale 170 bilhões.

Ontem, vi e ouvi alguns representantes do governo, na TV, dizer que requerer uma CPI, neste momento pré-eleitoral, seria manchar a imagem da empresa. Quanto desplante.

Pelo contrário, a CPI é o instrumento para, apuradas as falcatruas e responsabilizados aqueles que as cometeram, revigorar a imagem de uma das maiores empresas de petróleo do mundo.

De que adianta a presidente da PETROBRAS dizer que vai instituir uma comissão interna para apurar os mal feitos, que não vai sobrar pedra sobre pedra, colocando as raposas para tomar conta do galinheiro?

É muita desfaçatez. Temos que punir exemplarmente seja a quem for. Não é possível que um Conselho de Administração do porte da PETROBRAS tenha autorizado as negociações da Refinaria de Pasadena, que nos deu um prejuízo de 1 bilhão e 200 milhões de dólares ou 2 bilhões e 760 milhões de reais, sem que os seus integrantes e os dirigentes maiores do país não tivessem conhecimento do que estava por trás disso.

Temos que dar um basta nessa sangria de recursos dos brasileiros. Sim, recursos de cada um de nós, porque os governos não geram recursos, eles são meros repassadores dos mesmos, através dos 54,5% dos tributos (impostos, taxas e contribuições de melhorias)que pagamos anualmente das receitas que geramos."

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VAI À TRIBUNA DEFENDER O PROJETO DE LEI No 6.565/2013, APROVADO, E QUE AUTORIZA O PORTE DE ARMA PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS

O deputado Dr. Carlos Alberto foi a tribuna, no dia 25 de março, para defender, em nome da liderança do PMN - Partido da Mobilização Nacional, e votar favoravelmente ao Projeto de Lei N. 6.565/2013, que autorizou o porte de arma para os agentes penitenciários.


O deputado em seu voto assim falou: "Fui subsecretário de Justiça do Rio de Janeiro, de 1995 a 1998, e pude vivenciar, e invoco o testemunho do presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal, presente nas galerias - Francisco Rosa - o assassinato de dezenas de dirigentes e agentes do então DESIPE - Departamento do Sistema Penitenciário, justamente por não disporem de nenhum instrumento de defesa. Nesse sentido, o PMN vota sim a aprovação do referido Projeto de Lei."


Após a votação, como pode se ver nas fotos, o deputado comemora junto à Mesa a aprovação e depois foi as galerias cumprimentar os agentes penitenciários de todo o Brasil, em especial o presidente Francisco Rosa.


DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA MIDIOTECA/CINECLUBE NO TEATRO CURUPAITI (ANTIGA COLÔNIA DE ANSENIANOS)

O deputado Dr. Carlos Alberto participou, no dia 18 de março, da inauguração da Midioteca/Cine Clube, instalada no Teatro Curupaiti, localizado na Colonia de ansenianos, em Jacarepaguá.


O deputado está fazendo entendimentos para recuperar o Teatro Curupaiti, construido em 1942, já tendo sido palco de grandes peças teatrais, hoje completamente deteriorado, que, sob a administração do Grupo Cultura Urbana, vem fazendo de tudo para recuperá-lo, numa inicativa louvável de ser apoiada.



"Não posso compreender como um teatro que já foi histórico esteja numa situação deplorável de conservação, que poderia estar sendo utilizado para o entretenimento dos ansenianos que ali se encontram em tratamento e suas famílias que ali residem, bem como a população de Jacarepaguá e adjacências. Vou envidar todos os meus esforços para, junto aos órgãos competentes, reformar o Teatro Curupaiti", disse o deputado.


quinta-feira, 27 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO PARTICIPA, COMO INTEGRANTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, DA HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA

O deputado Dr. Carlos Alberto participou hoje, 25 de março, da homenagem aos 50 anos do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.


"Como já disse anteriormente, sou favorável aos direitos humanos para todos indistintamente, sem privilégios para quaisquer segmentos da sociedade brasileira. Não podemos, sob o argumento de defender aqueles que cometem ilícitos penais, crucificar aqueles que, no exercício de suas funções, defendem os cidadãos brasileiros."

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO PARTICIPA DO 4º SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS MULHERES POLICIAIS DO BRASIL

O deputado Dr. Carlos Alberto participou, dia 25 de março, no plenário Nereu Ramos, do 4º Seminário da AMPOL - Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil.


Chamado a falar sobre o Projeto de Lei Complementar nº 275/2001, do saudoso senador Romeu Tuma, que regulamenta a aposentadoria do funcionário policial, especialmente a mulher policial, o deputado disse:

"Fico impressionado como um projeto dessa importância, do meu saudoso amigo Romeu Tuma, que tramita nesta Casa desde 2001, e que até aqui não teve a consideração devida. Fui presidente do ISP - Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, que congregava policiais civis e militares, e pude bem avaliar a importância do trabalho das mulheres policiais. Coloco o meu gabinete à disposição das policiais para pressionarmos a presidência da Câmara no sentido de incluirmos na pauta de votação o Projeto de Lei Complentar nº 275/2001."


segunda-feira, 24 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO OFERECE EMENDA DE UM MILHÃO DE REAIS PARA NÃO FECHAR O HOSPITAL DO MUNICÍPIO DE PORCIÚNCULA

O deputado Dr. Carlos Alberto apresentou emenda no Orçamento Geral da União para 2014, no valor de 1 milhão de reais para que o Hospital de Porciúncula não seja fechado, atendendo à solicitação de sua atual presidente, Maria José Betta. O mencionado hospital, em razão dá má gestão anterior a de Maria José, vive dias difíceis, com a falta de pagamento do INSS, do FGTS, salários dos médicos e do pessoal atrasados, o que vem prejudicando a atuação dos mesmos.

"Desde que conheci a Maria José, uma denodada e séria gestora, através de uma amigo, resolvi ajudar o Hospital, porque, se fechado, os cidadãos de Porciúncula terão que se deslocar para outros municípios, nem sempre possível, em razão de suas despesas e das urgências que se apresentam e que precisam de atendimento imediato."

Já em novembro passado o deputado havia recebido a prefeita Míriam em seu gabinete em Brasília e discutiram a situação do hospital. 

Promessa cumprida.


sábado, 22 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO HOMENAGEIA TAXISTAS COM A MEDALHA DO MÉRITO DA VIDA

O deputado Dr. Carlos Alberto, no dia 17 de março, na ALERJ, homenageou a categoria dos taxistas nas pessoas dos taxistas William Santos e Pastor Marinaldo, agraciando-lhes com a Medalha do Mérito da Vida.


Tal homenagem deve-se ao fato desses profissionais terem um papel fundamental nas madrugadas, eis que, são eles que conduzem as pessoas que desejam beber e sabem que não devem dirigir.

"Os taxistas são os nossos anjos da guarda das madrugadas. Se a política pública Operação Lei Seca tem sucesso e completou 5 anos de atividades ininterruptas, tendo salvo mais de 20 mil vidas, devemos em muito a essa dedicada classe profissional. A homenagem que prestei a esses dois representantes, estendo a todos os 50 mil taxistas do estado do Rio de Janeiro."

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VAI A DEL CASTILHO VISITAR SETE COMUNIDADES

O deputado Dr. Carlos Alberto esteve, no dia 16 de março, em Del Castilho nas comunidades Fernão Cardin, Coroa do Trajano, Águia de Ouro, Pedrosa, Do Guarda, Belém-Belém, e Gretisa, para ver e ouvir as necessidades dessas comunidades.


Dando continuidade a diretriz defendida pelo deputado de que os parlamentares devem ouvir as necessidades da população para apresentar soluções para os problemas verificados, o parlamentar apresentará um relatório ao vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, que assumirá o governo do estado no próximo dia 04 de abril.



"Como deputado federal, em meu primeiro mandato, tenho defendido a tese de que precisamos pautar nas votações da Câmara dos Deputados as efetivas necessidades do povo brasileiro, em especial do Rio de Janeiro, tendo chegado a ler da Tribuna um artigo intitulado '"Estamos" cegos e surdos'" uma semana antes da primeira manifestação de junho passado. Nesse sentido, é que tenho ido a várias comunidades para ter conhecimento de causa das necessidades da população."



DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO CONCDE ENTREVISTA Á RÁDIO PIABETÁ, E DESPACHA EM PRAÇA PÚBLICA

O deputado Dr. Carlos Alberto, após ter dado uma entrevista a Rádio Piabetá, na quinta-feira, dia 20 de março, falando ao vivo ao "Programa Entre Amigos", que também é televisado, em Caxias, com a participação do público pelo telefone, sobre a política pública Operação Lei Seca, que completou 5 anos no dia 19 de março, ao responder a uma pergunta do entrevistador, esclareceu, mais uma vez, a autoria da Lei Federal nº 11.705/2008, que ficou conhecida como Lei Seca. 


A pergunta do entrevistador foi: "Deputado, tem um deputado federal que está vindo a Caxias e a outros municípios dizendo que é o autor da Lei Seca que vem salvando vidas. Afinal, quem é o autor da Lei Seca, esse deputado ou o senhor?" 

A resposta do deputado foi: "O deputado federal Hugo Leal foi o relator da Lei Seca e não o seu autor, que teve a contribuição de 25 deputados e 4 senadores, recebendo 47 emendas.

A autoria da Lei Federal nº 11.705/98, Lei Seca, é do Poder Executivo Federal que, através da Medida Provisória nº 415/2008, enviada ao Congresso pela Mensagem Presidencial nº 20, do presidente Lula, que atendeu a Exposição de Motivos Interministerial nº 13, de 21 de janeiro de 2008, assinada pelos ministros Jorge Armando Félix, da Secretaria Nacional Antidrogas; Tarso Genro, da Justiça; José Gomes Temporão, da Saúde; Márcio Fortes, das Cidades; Fernando Haddad, da Educação; e Alfredo Nascimento, dos Transportes. 

Eu fui o formulador e coordenador da política pública Operação Lei Seca, que completou 5 anos de atividades, período durante o qual já salvou mais de 20 mil vidas.

Leis não salvam vidas, sem que tenham políticas públicas que lhes deem eficácia."

Após a entrevista, o deputado foi abordado por cidadãos de Caxias, e despachou em bancos de praça pública, conforme fotos.


DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VISITA O NÚCLEO DE SOCORRISTAS DA MARÉ

Nesta quinta-feira, 20 de março, o deputado Dr. Carlos Alberto, visitou o Núcleo de Socorristas da Maré, acompanhado do taxista William Santos.


O Núcleo de Socorristas do Complexo da Maré (NUSOMAR), fundado em 2013, é uma organização humanitária de apoio em primeiros socorros. O NUSOMAR surgiu da vontade dos moradores daquele Complexo de mudar a realidade da comunidade que sofre quando acontece uma situação de emergência, muitas vezes porque o socorreo especializado encontra dificuldades de acesso para chegar até quem precisa dele. Além disso, parentes, vizinhos e amigos não sabem o que fazer para ajudar as vítimas nessa situação.
Capacitados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Cruz Vermelha Brasileira do Rio de Janeiro, o NUSOMAR é formado por moradores do Complexo da Maré que atuam como voluntários e tem como objetivo formar uma cadeia de atenção às emergências, capacitando e mobilizando uma  rede comunitária de socorristas, que presta assistência exclusivamente humanitária de forma neutra, imparcial e independente.


"Não conhecia esse trabalho extraordinário do NUSOMAR que faz juz ao seu lema 'Mãos unidas salvando vidas'. São pessoas que disponibilizam parte o seu tempo, como voluntárias, para salvar vidas num Complexo enorme, com uma configuração de acesso difícil e que atedem emergencialmente, até que os órgãos da defesa civil e da saúde, possam entrar numa ação complentar. É de se elogiar os dirigentes desse Núcleo e de todos aqueles que dele participam."

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VAI A MAGÉ LANÇAR O PROJETO INCLUSÃO DIGITAL ITINERANTE

O Deputado Dr. Carlos Alberto, esteve em Magé no dia 14 de março para lançar o projeto Inclusão Digital Itinerante, para o qual ofereceu uma emenda no Orçamento Geral da União para 2014, no valor de R$ 500.000,00.


O projeto em questão consiste em um ônibus especial, dotado de 30 computadores para oferecer cursos de qualificação e profissionalização de tecnologia de informação.

O deputado também ofereceu emenda no valor de R$ 500.000,00 para cursos de qualificação profissional, através de uma outra organização não-governamental, para beneficiar a população de Magé.

"Uma das maiores demandas da população de Magé é a de emprego. Nesse sentido, apresentei essas duas emendas, no valor total de R$ 1 milhão, objetivando qualificar a população profissionalmente para atuarem nos mais diversos setores de atividades."

quarta-feira, 19 de março de 2014

Deputado Dr. Carlos Alberto conversa sobre a eficácia da Lei Seca no Programa Palavra Aberta da TV Câmara

A relação direta entre ingestão de bebidas alcoólicas e acidentes de trânsito foi o ponto de partida para a edição de uma lei federal, a chamada Lei Seca, em 2008. Ela foi aplicada em todos os estados, mas com graus diferentes de eficácia. O Rio de Janeiro adotou uma política pública em relação ao tema e obteve redução significativa no número de mortos no trânsito.

O deputado Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ) é o convidado desta edição do programa para falar sobre o tema.

segunda-feira, 17 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO HOMENAGEIA 0S 270 INTEGRANTES DA POLÍTICA PÚBLICA OPERAÇÃO LEI SECA, AUTORIDADES E PERSONALIDADES QUE A VEM APOIANDO HÁ CINCO ANOS, COM A MEDALHA DO MÉRITO DA VIDA

O deputado Dr. Carlos Alberto homenageou hoje, 17 de março, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a todos os integrantes da política pública Operação Lei Seca e a várias personalidades e autoridades de vários segmentos que a vem apoiando há 5 anos, com o diploma e a Medalha do Mérito da Vida.


A política pública em apreço foi deflagrada no dia 19 de março de 2009 e ao longo desse período vem salvando milhares de vidas (estima-se em 20 mil).


Além dos integrantes da Operação Lei Seca, receberam a homenagem o presidente do DETRAN, Fernando Avelino; o presidente da Seguradora Líder (DPVAT), Ricardo Xavier; o presidente da FETRANSPOR, Lelis Teixeira; o presidente do Conselho Federal de Administração, Sebastião Luiz de Mello; o secretário de estado de Segurança, José Mariano Beltrame; o secretário de estado de Governo, Wilson Carlos Carvalho; o presidente do IDELB, Dr. Josué dos Santos Ferreira; o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, dentre outros.


"Como formulador e ex-coordenador geral da política pública Operação Lei Seca, e há 2 anos e meio em meu primeiro mandato como deputado federal, não poderia deixar de homenagear aqueles que há 5 anos vem salvando vidas no trânsito, todas as madrugadas, muitas vezes colocando as suas próprias vidas em risco."




quinta-feira, 13 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VAI A TRIBUNA FALAR SOBRE OS 5 ANOS DA OPERAÇÃO LEI SECA

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ - Sem supervisão
Sessão: 042.4.54.O - Hora: 16:24 - Fase: GE
Orador: DR. CARLOS ALBERTO - Data: 12/03/2014


O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) - Agradeço a compreensão de todos.

Vamos passar a palavra ao último orador desta sessão, pois vamos encerrar a sessão e convocar uma sessão extraordinária, retirando todos os itens da pauta, porque houve acordo geral.
Mas há um pedido de palavra pela Liderança que vou respeitar.

Dr. Carlos Alberto, V.Exa. dispõe de 3 minutos.

O SR. DR. CARLOS ALBERTO (PMN-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na próxima quarta-feira, Dia 19 de março de 2014, a políticas pública Operação Lei Seca no Rio de Janeiro completa 5 anos de atividades ininterruptas, todos os dias da semana, de domingo a domingo, com o único objetivo de preservar a vida humana. Ao longo desses 5 anos, 19 Estados da Federação brasileira já foram ao Rio de Janeiro para saber como formulamos e operacionalizamos a Operação Lei Seca. Alguns a implantaram e a adaptaram às suas próprias peculiaridades.

Nesse período, os números alcançados são verdadeiramente impressionantes, a saber: veículos abordados, 1 milhão e 400 mil; veículos multados, 270 mil; veículos rebocados, 56 mil; carteiras de habilitação recolhidas, 106 mil; testes com etilômetro, 1 milhão e 230 mil; condutores reabilitados, 80 mil; recusas ao teste do etilômetro, 99 mil; 112 mil registros de pessoas com graus de alcoolemia.

Ao longo desse período, nós já salvamos no Rio de Janeiro mais de 20 mil vidas. O Estado do Rio de Janeiro investe nessa política pública cerca de 15 milhões de reais anuais, o que é muito pouco, se considerarmos que o Brasil gasta anualmente, segundo o IPEA, da Presidência da República, algo em torno de 40 bilhões de reais com despesas médico-hospitalares, judiciais, de seguros e previdenciárias, com 60 mil mortes anuais, 500 mil pessoas feridas, 230 mil internações hospitalares e 140 mil pessoas com lesões irreversíveis, sem falarmos no custo social, já que a perda de uma vida não tem preço.

No Rio de Janeiro anualmente 2 mil 500 pessoas morriam e 35 mil ficavam feridas. Digo morriam, porque já não morrem mais com essa exponencialidade, em razão da conscientização de sua população, que aprovou a política pública Operação Lei Seca com índice de 97%, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, entendendo que a ingestão de bebida alcóolica e posterior direção é a receita certa para os acidentes de trânsito.

Não é possível que no mundo, anualmente, 1 milhão e 300 mil pessoas morram, e 50 milhões fiquem feridas com um gasto da ordem de 500 bilhões de dólares, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Nesse sentido, apresentei o Projeto de Lei nº 6.520, que institui uma política pública nos moldes da Operação Lei Seca para todo o Brasil. Peço apoio aos meus pares, para que possamos continuar a salvar vidas nos 5.565 Municípios brasileiros.

Sr. Presidente Amauri, peço que faça registrar no A Voz do Brasil esses números que agora dou conta.

Muito obrigado.


quarta-feira, 12 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VOTA FAVORAVELMENTE AO REQUERIMENTO 5.934 QUE CRIA UMA COMISSÃO ESPECIAL EXTERNA PARA IR A HOLANDA VERIFICAR AS DENÚNCIAS DE UMA EMPRESA HOLANDEZA QUE DIZ TER PAGO PROPINAS A EMPREGADOS DA PETROBRÁS E ASSINA REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE UMA CPI PARA O MESMO FIM

O deputado Dr. Carlos Alberto votou hoje - 11 de fevereiro - a favor de requerimento que cria uma Comissão Especial Externa para ir a Holanda verificar as denúncias de uma empresa holandesa de que subornou empregados da Petrobras para obter contratos, conforme explicitado no seu artigo intitulado "Nunca antes na história deste pais...houve tantos escândalos", postado neste blog.
 
O deputado assinou também o requerimento de instauração de uma CPI - Comissão Parlamentar Inquérito para apurar as inúmeras denúncias de má gestão de recursos da Petrobras.
 
"Não podemos mais ficar de braços cruzados diante de tantas denúncias de escândalos em nosso país. A sociedade brasileira não aguenta mais tanta corrupção. Ou mudamos ou nos mudam, com razão."

sábado, 8 de março de 2014

ACIDENTES DE TRÂNSITO NO CARNAVAL (Contra fatos não há argumentos)

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, nos 6 dias deste Carnaval, 1 pessoa morreu por hora em acidentes de trânsito.

Em apenas 6 dias ocorreram 3.201 acidentes; 1.823 pessoas ficaram feridas e 155 morreram, entre 0 hora do dia 28 de fevereiro e 0 hora do dia 6 de março.

O mais trágico é que esses números referem-se tão simplesmente aos acidentes ocorridos nas estradas federais, estando de fora as estradas estaduais e municipais.

Se considerarmos as estradas estaduais e as municipais, quantos feridos, mutilados e mortos tivemos nesse feriado prolongado? Ninguém sabe.

Segundo o Jornal Destak, de 25 de setembro de 2013, o número de vítimas de trânsito no Brasil é o maior do mundo, com 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes.

Pergunto aqueles que defendem a tese de que são as leis que salvam as vidas nos acidentes de trânsito: por que as leis existentes, tais como, o Código de Trânsito Brasileiro; a Lei Federal nº 11.705/2008; a Lei Federal nº 12.760/2012, esta que endureceu as penalidades previstas na chamada Lei Seca, não vem reduzindo o número de feridos, mutilados ou mortos?

Como os defensores da mencionada tese não vão responder, por questões não confessáveis, respondo: porque o que salva vidas nos acidentes de trânsito são as políticas públicas que lhes dão eficácia, como fizemos com a deflagração da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, que ao completar 5 anos no próximo dia 19 de março de 2014, com ações todos os dias da semana, de domingo a domingo, até aqui servindo de exemplo para 19 estados da federação brasileira, vem salvando milhares de vidas (mais de 20 mil).

Como tenho dito em inúmeras oportunidades, podem fazer centenas de leis, as quais, se não as aplicarmos diuturnamente, não teremos os resultados desejados.

Se não entendermos que tão ou mais importante do que a fiscalização, a educação, a sensibilização e a conscientização são fundamentais para a mudança comportamental daqueles condutores que bebem e vão dirigir, que no caso da Operação Lei Seca são operacionalizados por nossos cadeirantes de forma admirável, não chegaremos a lugar nenhum.

Aos defensores da tese mencionada, digo: contra fatos não há argumentos.

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO VAI AO SAMBÓDROMO NO DOMINGO DE CARNAVAL PRESTIGIAR O TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS CADEIRANTES DA OPERAÇÃO LEI SECA

O deputado Dr. Carlos Alberto esteve no domingo de Carnaval, no Sambódromo, no dia 2 de março, para prestigiar o trabalho de conscientização dos cadeirantes da Operação Lei Seca, sob a supervisão pessoal do Coordenador Moacir Monteiro.
 
O deputado considera o trabalho de conscientização, sensibilização e educação feito pelos cadeirantes, todos que foram vitimados porque beberam e foram dirigir ou por alguém que bebeu, tão ou mais importante do que o da fiscalização.
 

"Fui ao Sambódromo para prestigiar o trabalho desses seres extraordinários que são os nossos cadeirantes, que, durante 2 anos, quando estive à frente da coordenação geral da Operação Lei Seca, todos os dias, me davam lições de vida. Eles são os exemplos vivos dos acidentes de trânsito. Ninguém melhor do que eles para dizer as pessoas que beber e dirigir é a receita certa para originar ferimentos, mutilações e/ou mortes. Tenho pelos cadeirantes um apreço todo especial. Eles exercem um papel fundamental de conscientização junto à população. Começaram como voluntários na Operação Lei Seca, e após o início das operações, foram nomeados, quando pudemos fzer uma importante inclusão social. Hoje temos no Brasil 45 milhões e 600 mil pessoas com deficiência (física, auditiva, mental, múltipla e visual. Se todos os segmentos fizessem como nós, poderíamos dar maior dignidade a essas pessoas, que podem trabalhar, muitas vezes com maior sensibilidade do que nós. À Elaine Dutra, que aparece na foto comigo, uma das primeiras a começar conosco, o meu carinho e a minha admiração", disse o deputado.

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO DIZ QUE DIA INTERNACIONAL DA MULHER DEVERIAM SER TODOS OS DIAS

Como sabemos, o estabelecimento do Dia Internacional da Mulher surgiu em 8 de março de 1857, em razão de uma greve de mulheres que trabalhavam numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, que pleiteavam redução de carga horária de trabalho de 16 para 10 horas; equiparação de salários com os homens, já que recebiam 1/3 dos mesmos; e tratamento digno, que foi reprimida, com as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, quando morreram 146 mulheres. Passados 157 anos, temos muito ainda que caminhar, eis que, todos os dias, mulheres são espancadas pelos seus companheiros, objeto em nosso país da Lei Maria da Penha; ainda não tem isonomia salarial com os homens em sua plenitude; não ocupam cargos importantes na mesma dimensão dos hones, dentre tantas outras diferenças, em que pese o papel da mulher em nossas existências. Às mulheres ofereço um simples acróstico:
M ulher, mãe, expressão maior da natureza
U ma dádiva de Deus
L ouvemos a sua existência
H oje, ontem, sempre
E scolhida para dar origem as nossas vidas
R endamos as nossas homenagens as mulheres

quinta-feira, 6 de março de 2014

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO HOMENAGEARÁ AQUELES QUE AO LONGO DE 5 ANOS VEM TRABALHANDO E APOIANDO A POLÍTICA PÚBLICA OPERAÇÃO LEI SECA

A política pública Operação Lei Seca completará, no próximo dia 19 de março de 2014, 5 anos de atividades ininterruptas, todos os dias da semana, de domingo a domingo, com o único objetivo de preservar a vida humana.

Para registrar a passagem desse período, o deputado Dr. Carlos Alberto, formulador e ex-coordenador geral da Operação Lei Seca, fará realizar a solenidade de outorga de diplomas e da Medalha Mérito da Vida a todos os integrantes da mesma, bem como aqueles que vem contribuindo ao longo desse período para o êxito dessa política pública, até aqui já objeto de exemplo para 19 estados da federação brasileira, no próximo dia 17 de março, 2a feira, às 10 horas, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Durante esse período 1.416.319 veículos foram abordados; 272.991 veículos foram multados; 56.097 veículos foram rebocados; 106.506 carteiras nacionais de habilitação foram recolhidas; 1.236.165 testes de bafômetro foram realizados; 80.866 condutores foram reabilitados; 99.287 se recusaram a fazer o teste; 1.222.723 tiveveram o teste negativado; 10.016 form infracionados administrativamente; 3.427 foram punidos criminalmente e 112.730 casos de alcoolemia.

"São 5 anos salvando vidas; são 5 anos que os nossos integrantes da Operação Lei Seca colocam as suas vidas em risco para salvar as dos seus semelhantes; são 1.825 dias de trabalho, sem interrupção, salvando vidas em possíveis acidentes de trânsito. Como formulador, ex-coordenador geral da Operação Lei Seca, e como deputado federal, não poderia deixar de agradecer, em nome das famílias brasileiras, esta missão de salvar vidas todos os dias", declarou o deputado.