Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CADÊ O DINHEIRO DO MENSALÃO?

Foto: Revista Época

Tenho lido e ouvido na mídia várias manifestações de aplausos para o desfecho parcial do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, com a o mandado de prisão de alguns mensaleiros, pelo presidente daquela Corte, Joaquim Barbosa.

É de louvar-se tal decisão, mas permitam-me questionar: cadê o dinheiro desviado dos cofres públicos para pagar parlamentares para apoiarem os projetos de interesse do governo?

Vamos apenas aplicar multas aos mensaleiros, de valores irrisórios em relação ao montante desviado, cujo valor estimado pelo Ministério Público Federal, incluído nos autos da Ação nº 470, é de apenas 141 milhões de reais (deve ser infinitamente maior)?

Que maravilha: os mensaleiros presos por um tempinho, logo beneficiados pela remissões das penas, livres, e com os bolsos cheios de dinheiro.

Se está comprovado que houve desvio de recursos públicos, porque não identificar quem efetivamente os recebeu, para tomá-los de volta, com juros e correção?

Porque só punir os corruptores e também não os que foram corrompidos, tomando deles, se não disserem onde está o dinheiro, os seus bens e haveres?

A sociedade brasileira, nela incluída grande parte dos militantes do Partido dos Trabalhadores, segundo pesquisa recentemente realizada, quer não só a punição dos mensaleiros, mas também, e, sobretudo, a devolução do dinheiro ao erário; dinheiro que pertence a todos e a cada um de nós, que pagamos os nossos impostos com o suor do nosso trabalho.

Precisamos nos mobilizar para exigir que este caminho ainda seja percorrido, senão fica muito fácil desviar recursos, pagar uma multinha, para, posteriormente, liberados, viver como miliardários.

Ou fazemos isto, ou continuamos a incentivar a tese de que o crime compensa.