Na oportunidade, o Congresso Nacional conheceu as objeções dos médicos aos vetos à Lei 268/2002 e as fragilidades da Medida Provisória 621/2013, que institui o Programa "Mais Médicos".
A reunião tem o apoio da Associação Médica Brasileira; da Associação Nacional dos Médicos Residentes; do Conselho Federal de Medicina; da Federação Nacional dos Médicos e da Federação Brasileira das Academias de Medicina.
"Esta é uma oportunidade importante para se ouvir o outro lado da questão da alegada falta de médicos em nosso país. Ninguém melhor do que os próprios médicos para avaliar esta questão tão séria que vem prejudicando o atendimento na área de saúde à população brasileira. Tenho dito que, no meu entendimento, a questão mais grave do nosso país é o atendimento médico. Pondero, entretanto, que, tão ou mais importante que aumentar o número de médicos, é disponibilizar materiais, equipamentos para que esses profissionais possam trabalhar, bem como dar-lhes condições operacionais para fazê-lo, com instalações dignas para atender aos pacientes."